Após pouco mais de dois meses, a Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros (Garras) concluiu nesta terça-feira (20) o 1º Curso de Operações Táticas Especiais (COTE), com 09 alunos que completaram a formação. O curso foi realizado com apoio da Adepol-MS. A presidente da Associação, Delegada de Polícia Aline Gonçalves Sinnott Lopes, participou da solenidade de encerramento do curso.
“Ficamos felizes em apoiar um curso como este, que proporciona uma formação diferenciada para todos do segmento da segurança pública. Um treinamento de alto nível, melhorando a capacidade dos profissionais. Parabenizamos aos policiais do Garras, por essa iniciativa, Dr. Peró, Dr. Scucuglia e Dr. Sartori, e a todos os alunos que concluíram o curso”, diz a presidente Aline Sinnott.
O curso teve duração de 77 dias (1.444 horas), o equivalente à carga horária de três pós-graduações, e capacitou os policiais para agir em situações extremas, que fogem à rotina normal. Ao todo 35 profissionais das forças de segurança pública iniciaram a capacitação, contudo, apenas 9 conseguiram concluir a formação.
O Delegado do Garras, João Paulo Sartori, destacou o momento pelo qual passa a segurança pública no Estado. Segundo ele, os investimentos que vêm sendo feitos junto às polícias possibilitaram a realização e conclusão do curso.
O Delegado-Geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, destacou a conclusão do curso como um dia especial não só para os alunos, mas também para os familiares e instrutores. “Nunca a PCMS havia realizado um curso dessa magnitude. Mas na atualidade, nós vivemos um momento especial na nossa instituição. Um momento em que é possível se planejar, fazer gestão e executar”, diz
Representando o secretário de Justiça e Segurança Pública, o superintendente de Segurança Pública e Políticas Penitenciárias – Delegado André Matsushita Gonçalves – falou sobre a satisfação em participar do evento. “A nossa secretaria está passando por um momento emblemático por todas as realizações que vêm ocorrendo. Efetivo cada vez mais capacitado é o mais importante para uma segurança pública eficaz. Nada supera a vontade do ser humano de fazer bem feito”, pontuou.
Além do Mato Grosso do Sul, os “coteanos” tiveram instruções nos estados do Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, entre etapa rústica, fase técnica e de operações. O curso contou com a parceria da Marinha, DOF, DEFRON, Força Aérea, Depen, PRF, Tático 3 de Goiânia-Go, GOI-MT, DOE/Brasília, COT da PF, além de instrutores do Grupo Fera, de Manaus, e do Tigre, do Paraná.