A presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul (Adepol-MS), delegada Regina Márcia Rodrigues, o diretor financeiro, delegado Paulo Sérgio Lauretto, e o diretor Administrativo da Adepol, delegado Ricardo Meirelles Bernardinelli, foram recebidos nesta quinta-feira (22) pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, após participarem da missa da Sejusp. O encontro contou ainda com a presença do ex-secretário Especial de Articulação Política do Governo, Sérgio de Paula.
Delegada Regina pediu ao secretário gestão para atendimento de alguns pleitos da Adepol, entre eles que seja efetivada a publicação das promoções dos delegados, referente ao período aquisitivo de 2019, bem como aberto o processo de promoção funcional do ano de 2020, com a publicação da lista de servidores que estão aptos a ascender na carreira. “Pleiteamos também a concessão de reposição salarial das perdas decorrentes da inflação”, afirma a presidente da Adepol.
Melhorias das unidades policiais e delegacias, com reformas, ampliações, aquisições de computadores, móveis ergonomicamente corretos e novas viaturas, principalmente para delegacias daqueles municípios que não foram contemplados nas últimas entregas do governo do Estado, também foram solicitados pela equipe da Adepol ao secretário de Segurança. “Quanto a questão das viaturas, nós vamos atender o pleito ainda este ano, já com relação aos móveis e computadores, já demos início ao processo de compra e tão logo sejam entregues pelos fabricantes destinaremos às unidades policiais. E as reformas, várias estão em andamento e outras tantas serão feitas nos próximos meses”, garantiu o Secretário.
A presidente da Adepol aproveitou a ocasião para tratar das escalas extraordinárias para os delegados, especialmente no interior do Estado. “Solicitamos que seja verificada a possibilidade de criação de indenização por escala extraordinária aos delegados do interior, que muitas vezes acabam atendendo mais que um município”, explica a delegada.
Redução de presos nas delegacias
Outro assunto tratado na reunião entre a Adepol e o secretário de Segurança foi a questão da presença de presos nas delegacias da Polícia Civil. A presidente da Adepol pediu que seja feita gestão junto à Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), para que haja redução do número de presos provisórios nas unidades da Polícia Civil.
Atenção Biopsicossocial
A questão da saúde mental dos policiais civis também esteve na pauta da reunião. A Adepol solicitou a ampliação do atendimento aos servidores da Polícia Civil, por meio da Coordenadoria de Atendimento Psicossocial da Polícia Civil, em conjunto com o recém-criado Centro de Atenção Biopsicossocial da Sejusp.
Para facilitar o atendimento, principalmente em municípios mais distantes de Campo Grande, a Adepol pleiteou a compra de uma viatura para o Ceapoc. Conforme o secretário de Segurança, em breve a Sejusp irá destinar veículo para a Coordenadoria de Atendimento Psicossocial da Polícia Civil.
Fonte: Sejusp