A Adepol-MS abriu espaço para ouvir e compartilhar as propostas dos associados delegados de polícia, candidatos nas eleições municipais deste ano, com o objetivo de apoiar e apresentar aos colegas os nomes que representam nossa categoria e também toda a sociedade.
Nossa entrevistada de hoje é a delegada Sidneia Tobias, candidata a prefeita de Campo Grande com o número 19. Sidneia Catarina Tobias tem 55 anos e é natural de Monte Castelo (SP). Tem magistério com faculdades de Letras, Pedagogia e Direito. Fez pós-graduação em Administração Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Escolar, Gestão de Segurança Pública e Defesa Social pela UFMS. Foi professora em uma escola pública no bairro Aero Rancho e no Colégio Auxiliadora. Veio para Campo Grande em 1989 e ingressou na Academia de Polícia em 1990.
Por 30 anos ocupou cargos de chefia. Foi superintendente de Segurança Pública, superintendente de Administração e Finanças da Seprotur, idealizadora e apresentadora do Programa Segurança em Pauta, Dicas de Segurança da Polícia Civil e Vida de Polícia, PC nas Ruas. Foi a primeira mulher a comandar o Garras. Criou a Ouvidoria da Polícia Civil, criou as salas lilás e ajudou na implantação delas em três cidades de Mato Grosso do Sul. Também foi a idealizadora das coordenadorias de segurança pública em Campo Grande. Foi candidata a deputada estadual, em 2006 e 2018. É, advogada, palestrante na área da segurança pública e presidente do Podemos Mulher de Campo Grande/MS.
A delegada acredita em uma cidade sem divisões entre centro e bairros, “segura, acolhedora e de oportunidades”. Além das pessoas, a segurança dos animais também será uma das bandeiras da sua gestão, caso seja eleita, adotando para a cidade o respeito aos animais, ampliando ações educativas sobre o tratamento para com eles e, entre outras medidas, rápida providência em caso de maus tratos.
Para ela, tudo acaba na segurança pública. “Se a educação não vai bem, vira segurança pública, porque o traficante, o bandido, vai atrás das crianças e adolescentes que não estão amparadas pelo sistema, que não têm um contraturno, que não têm acesso ao esporte e ao lazer e oferece ilusões com as drogas, gerando toda uma sequência caótica. Isso não pode acontecer. Precisamos amparar e proteger nossos filhos e filhas dando condições de vida melhor e uma cidade segura se faz com educação de qualidade para todos”, afirma.
Para isso ser executável ela defende que basta enxugar os gastos públicos. “Vamos destinar o dinheiro para onde deve ir. Não é possível um gestor público comprometer mais de 51% do orçamento com a folha de pagamento de funcionários. Isto está exposto pela secretaria de finanças municipal”, pontuou. Sidneia Tobias também pretende fortalecer a Guarda Municipal com instrução, equipamentos, infraestrutura e interação entre as polícias Militar e Civil. “Também vamos aumentar o número de câmeras de vigilância pela cidade, para o cidadão voltar a andar seguro e termos um monitoramento eficiente, implementando iluminação pública de qualidade, interligando e ampliando os Conselhos Comunitários de Segurança. Estas são algumas prioridades”, enumerou.
Outra proposta da delegada é fortalecer as redes de proteção às mulheres em situação de violência, equipando e preparando para atender e prevenir todas as demandas. Entre as propostas do plano de governo da delegada está a garantia do acesso à educação infantil de qualidade, informatização do sistema de saúde, criação de um mutirão para zerar as filas de espera por consultas e cirurgias, implantar a cidade inteligente, conectando sistemas públicos e oferecendo conexão de qualidade para todos, a instalação de lixeiras inteligentes, telegestão e valorizar pessoal e profissionalmente os servidores de Campo Grande.