A Diretoria de Apoio Biopsicossocial da Adepol-MS elaborou uma cartilha com orientação sobre “Prevenção ao Suicídio e Doenças Ocupacionais Psicossociais”. O objetivo é oferecer, didaticamente, um conteúdo breve, claro e objetivo a respeito do tema, muito atual e de suma importância para a vida de todos.
“A Adepol criou a Diretoria de Apoio Biopsicossocial com o objetivo de acolher, atender e encaminhar os associados e seus dependentes em todas as demandas voltadas ao bem estar social, físico e mental”, afirma o presidente André Matsushita Gonçalves.
A diretoria é presidida pelo delegado associado Dmitri Eric Palermo, que se voluntariou para a atribuição. “Estamos prontos para receber individualmente as demandas dos associados, colocando-nos como um ponto de apoio, de forma humanizada, sigilosa e profissional. Convidamos os colegas, caso identifiquem sinais em si ou em familiares, que procurem nossa ajuda. A diretoria está apta para ouvi-lo e ajudá-lo”, diz.
A cartilha – A cartilha, com 24 páginas, aborda os temas da Síndrome de Burnout – Esgotamento Profissional; Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT); Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG); Transtorno Depressivo e Suicídio. Para cada tema são apresentadas informações sobre sintomas, causa e como prevenir a doença. Uma rápida identificação do problema e a orientação sobre como agir diante de cada situação, tanto em relação a si mesmo, quanto aos colegas de trabalho. Participou da elaboração da cartilha a psicóloga Prisciane Dumont.
Confira a cartilha na íntegra: