O presidente da Adepol-MS, Delegado André Matsushita Gonçalves, e outros 16 delegados associados receberam nesta quarta-feira (20), da Câmara Municipal de Campo Grande, a Medalha Legislativa “Delegado da Polícia Civil Aloysio Franco de Oliveira”. A homenagem é concedida a policiais civis que tenham praticado atos de bravura ou prestado relevantes serviços ao município. As delegadas associadas Sidneia Catarina Tobias, coordenadoria do Centro de Atendimento à Mulher do governo do Estado, e Maria de Lourdes Souza Cano, representando o Tribunal de Justiça, participaram da solenidade.
Além do presidente Matsushita, também foram homenageados os delegados associados: Roberto Gurgel de Oliveira Filho, Pedro Arlei Caravina, Zenóbia da Silva Pedrosa, Edilson dos Santos Silva, Christian Duarte Mollinedo, João Reis Belo, Ricardo Meirelles Bernardinelli, Maíra Pacheco Machado, Carlos Delano de Souza, Bruno Henrique Urban, Francis Flávio Araújo Freire, Elaine Cristina Ishiki Benicasa, Ariene Nazareth Murad de Souza, Jairo Carlos Mendes, Elba da Fonseca Vieira Lima e Sueili Araujo Lima Rocha.
Discursando em nome dos homenageados, o presidente da Adepol-MS destacou a importância do reconhecimento aos policiais civis. “Quando nós, policiais, recebemos uma comenda, nos sentimos recompensados por nosso trabalho, muitas vezes não compreendido e não reconhecido. É uma satisfação e uma honra muito grande ter esse reconhecimento. Para mim, essa medalha tem um valor especial, por ser em homenagem ao meu saudoso amigo Dr. Aloysio, um homem firme e de caráter, que fez um grande trabalho pela Polícia Civil de MS e do Brasil, ultrapassando os muros do Estado”, afirmou Matsushita.
A solenidade foi instituída pela Resolução nº 1.260/2017, de autoria do então vereador Delegado Wellington Oliveira. O Dia do Policial Civil é comemorado no dia 29 de setembro e foi incluído no calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul no ano de 2013.
Sobre a homenagem – A medalha homenageia o Delegado da Polícia Civil Aloysio Franco de Oliveira, que faleceu em 2015. Ele atuou como Delegado Regional de Polícia em Campo Grande, foi Diretor-Geral da Polícia Civil, secretário adjunto de Segurança Pública, coordenador geral do Departamento Penitenciário Nacional (Brasília/DF), também foi superintendente de Políticas Penitenciárias da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, entre outras funções.