É cada vez mais frequente a ocorrência de vazamento de dados no meio digital. Esses vazamentos são a publicação de dados pessoais obtidos ilegalmente por um invasor. Em muitos casos, os dados oriundos da violação são negociados na darknet (áreas da internet voltadas à veiculação de conteúdos ilícitos) e não é raro que a ação somente seja descoberta após um ou dois anos. Razão pela qual especialistas em segurança da informação aconselham a alteração mensal das senhas acesso, sugerindo a criação de mais de uma senha para serviços diferentes, utilizando letras maiúsculas, minúsculas, caracteres especiais e números.
Um dos maiores vazamentos de dados já conhecido ocorreu entre os anos de 2013 e 2014, quando um invasor obteve acesso a três bilhões de contas de usuários dos serviços da empresa Yahoo[1], violação esta que atingiu dados de identificação pessoal, de cartão de crédito e senhas de acesso.
O delegado de polícia Juliano Toledo, titular da Delegacia Virtual, disponibilizou para uso geral e gratuito uma ferramenta que permite consultar os vazamentos de senhas já conhecidos. Basta digitar o e-mail e clicar em “pesquisar” para que o sistema consulte várias fontes de vazamentos. A ferramenta também consulta bases de dados dedicadas especificamente para reunir informações sobre vazamento de dados sensíveis, tornando bastante fidedigno o resultado obtido.
Caso seja detectado qualquer vazamento de dados envolvendo seu e-mail, isso quer dizer que pessoas mal-intencionadas podem ter acesso à sua senha utilizada para acessar o e-mail informado e utilizá-la para tentar acesso a outros sistemas que podem utilizar a mesma senha. Por isso é importante a utilização de senhas diferentes para sistemas diferentes.
Clique aqui para pesquisar vazamentos de dados envolvendo seu e-mail. Abaixo, o passo a passo para verificar se você possui dados vazados na internet.
[1] https://computerworld.com.br/seguranca/os-15-maiores-vazamentos-violacoes-de-dados-do-seculo-21/
Fonte: Polícia Civil