As delegadas de polícia associadas, Bárbara Camargo Alves e Tatiana Zyngier e Silva, foram as convidadas do II Ciclo de Palestras do projeto Fala Delegado!, realizado nesta quarta-feira (01), na Adepol-MS. As delegadas falaram sobre suas experiências com as polícias da Espanha e França a estudantes de Direito da faculdade Insted, parceira do projeto.
Com o tema: “Um estudo de polícia comparada: Espanha, França e a cooperação policial europeia”, Dra. Bárbara e Dra. Tatiana enfatizaram a importância da experiência nas formações das polícias desses países e sobre as diferenças entre as atuações das polícias.
“Na Espanha, eles têm duas polícias nacionais, que têm atribuições muito parecidas, completamente diferente de como funciona no Brasil, porque aqui as polícias têm suas funções bem definidas”, explica Dra. Tatiana Zyngier. “Na França as polícias são centralizadas e também são duas polícias, assim como na Espanha. Em algumas áreas, foi possível perceber desafios similares entre as polícias deles e a nossa. Apesar das dificuldades que enfrentamos, não estamos muito aquém, principalmente se considerarmos os números de ocorrências”, afirma a delegada Bárbara Camargo.
Dra. Tatiana Zyngier concluiu em junho deste ano o curso de formação policial na prestigiada Escola de Polícia Nacional da Espanha. E a Dra. Bárbara Camargo concluiu em julho deste ano o curso de formação na Polícia Nacional da França.
Diretoria de Apoio Biopsicossocial – No evento, também foi realizada uma palestra organizada pela Diretoria de Apoio Biopsicossocial da Adepol-MS, sobre a dependência tecnológica. Os psicólogos do Instituto Rêverie destacaram os perigos desse tipo de dependência, podendo levar a isolamento social, solidão, queda no desempenho acadêmico e profissional, entre outros. Entre as estratégias de tratamento estão o uso moderado, aprendizagem de gestão de tempo, identificação de gatilhos, entre outros meios.