Em abril do ano de 2000 o Delegado de Polícia associado, Maércio Alves Barboza, ingressou na Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e após 23 anos de muita dedicação e trabalho, ele teve sua aposentadoria publicada, em 30 de novembro deste ano.
Para ele, são vários fatos e situações marcantes ao longo desses anos, que marcaram sua carreira. “Mas ressalto que o período de atuação como delegado titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais – DECAT foi bem significativo, principalmente pela possibilidade de atuar como agente estatal na defesa e proteção de um bem tão precioso para a humanidade, que é o Meio Ambiente”, diz.
Ele conta que ser Delegado de Polícia sempre foi seu objetivo, desde que começou como escrivão de polícia, em 1990, no estado de São Paulo. “Sempre tive o compromisso constante de evoluir, buscar ir além na execução do trabalho, avançar ao máximo na horizontalidade e verticalidade das investigações, no bom atendimento às pessoas, independente das adversidades e dos recursos materiais e humanos disponíveis, pois quem exerce esse cargo sabe da responsabilidade que é lidar com os bens jurídicos mais importante do ser humano que são a vida, liberdade, patrimônio, integridade física, etc. O Delegado de Polícia é instado a decidir situações emergenciais em circunstâncias e momentos muitas vezes desfavoráveis e sob a pressão natural dos fatos, sem ferir as garantias individuais e os princípios constitucionais”, afirma.
Dr. Maércio Barboza construiu sua carreira em Campo Grande e atuou em várias delegacias como a DEPAC, 2ª DP, 4ª DP, 5ª DP e 7ª DP, além da DENAR, DEAIJ, DEOPS, DEDFAZ e DECAT. Agora, o objetivo é descansar e aproveitar mais momentos com a família.
“Primeiramente tirar um curto período sabático para descansar a mente e o corpo, ficar mais próximo da família, bem como assimilar a nova etapa de vida. Depois, considerando que a inércia não combina com uma boa qualidade de vida, penso em continuar me dedicando a atividades e projetos ligados ao Direito, bem como explorar outras áreas e oportunidades que surgirem ao longo do caminho, buscando continuar evoluindo e aprendendo sempre”, conclui.
Após 23 anos como Delegado de Polícia, Dr. Maércio Barboza tem aposentadoria publicada
Updated:2 Mins Read