O delegado de polícia Thiago de Lucena foi nomeado no início do mês como o titular da recém criada Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), integrada ao Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco). Para o delegado, o sentimento é de muito orgulho por ter sido escolhido para o cargo, além do reconhecimento do seu trabalho.
“É uma honra ter sido escolhido para uma delegacia tão importante como a de Combate à Corrupção, um crime que cada vez mais tem sido repudiado pela população. Não poderia ser outro o sentimento que não de orgulho, por ter sido confiado o cargo pela diretora do Dracco, Drª Ana Claudia Medina, e essa escolha ter sido ratificada pelo delegado geral, Dr. Marcelo Vargas. Acredito que foi fruto de muito esforço e dedicação nas cidades pelas quais eu passei, com o apoio que sempre tive das equipes de investigadores, escrivães e outros colegas delegados com quem integrei e trabalhei”, afirma.
Thiago de Lucena iniciou sua carreira como delegado em 2014, na cidade de Iguatemi, região Sul do Estado, como delegado titular. Em 2015 a cidade vizinha Eldorado precisava de um delegado, razão pela qual foi designado para responder também pelo município, acumulando as funções até 2018. No mesmo ano foi designado para a cidade de Naviraí, onde atuou na supervisão do Seção de Investigações Gerais (SIG) e no Núcleo Regional de Inteligência (NRI), com ênfase no combate a crimes contra vida, roubo, tráfico e associações/organizações criminosas.
Segundo o delegado, há um índice denominado IPC – Índice de Percepção da Corrupção, que é o principal indicador de corrupção no setor público do mundo. É produzido por um organismo internacional que avalia 180 países, sendo que o Brasil hoje ocupa o 106º Lugar. Para Lucena, o País e o Estado têm avançado na luta para mudar esse panorama da corrupção, e a criação da Deccor seguirá por meio de técnicas de investigações especializadas, enfrentando o problema com repressão, e também atuando na prevenção.
Decreto normativo publicado no Diário Oficial do Estado, de 07 de agosto, regulamenta a criação do Departamento de Combate a Corrupção e Crime Organizado – Dracco e da Delegacia Especializada de Combate a Corrupção – Deccor, que é subordinada ao Dracco, sob direção da delegada Ana Cláudia Medina.
Conforme a publicação, cabe ao Dracco, entre outras competências, planejar, orientar, fiscalizar e executar as atividades relativas ao combate à corrupção e ao crime organizado; promover ações permanentes para o combate ao crime organizado, à lavagem de dinheiro e à corrupção; controlar e fiscalizar o andamento dos inquéritos policiais ou de outros procedimentos previstos em lei, no âmbito de suas delegacias subordinadas, além de promover o aprimoramento de mecanismos de combate ao crime organizado e correlatos, para, efetivamente, devolver aos cofres públicos os recursos desviados.