O Plano Anual de Ensino e Pesquisa (PAEP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública prevê para este ano um reforço na qualificação dos profissionais de segurança pública no país. São 228 ações voltadas à capacitação e pesquisas, desenvolvidas e coordenadas pela Secretaria de Gestão de Ensino em Segurança Pública (Segen). Por meio da EaD-Segen é possível levar os cursos a todos os estados com facilidade de acesso, por computador, tablet ou celular.
O planejamento prevê 110 cursos de ensino presencial (respeitando os protocolos sanitários neste período de pandemia), 67 capacitações pela plataforma EaD Segen e 43 ações em produção. Além disso, algumas pesquisas estão previstas no Paep, como a de Cadeia de Custódia de Provas; Diagnóstico da Segurança Pública nas Regiões de Fronteiras e Divisas do Projeto Vigia; Análise Criminal; Gestão e Integração entre os Órgãos do Susp, entre outros. Entre os novos cursos que serão ofertados estão Mestrado em Segurança Pública, MBA de Alta Gestão, Especialização em Inteligência, Tecnólogo em Segurança Pública e Ações presenciais de curta e média duração. A previsão é de atender mais de 100 mil profissionais em 2021.
Os cursos da Rede EaD-Segen são voltados a todos os profissionais que integram o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Os interessados em participar da capacitação devem, primeiramente, se cadastrar na plataforma Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública) e, em seguida, acessar a Rede EaD-Segen para realizar a inscrição. Para quem já é cadastrado no sistema, basta entrar no portal com login e senha. As inscrições estão abertas e irão durar enquanto o curso constar na plataforma.
Criada em maio de 2020, a Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen/MJSP) atende demandas dos estados e do Distrito Federal que vão ao encontro dos princípios da lei que institui o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), como a promoção da produção de conhecimento sobre segurança pública.