A Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul (Adepol)-MS, em parceria com a Associação Sul Mato-Grossense do Ministério Público, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros (GARRAS) da Polícia Civil realizou, no dia 29 de setembro de 2024, o segundo Curso de Repercussões Técnicas e Jurídicas sobre Balística e Funcionamento do Corpo Humano. O evento contou com a participação de 19 Promotores de Justiça.
Durante o curso, os participantes receberam informações técnicas e científicas sobre a interação entre o corpo humano e disparos de armas de fogo, com foco em situações que interferem na legítima defesa em confrontos armados.
Pela manhã, foram abordados temas teóricos, como os aspectos da legítima defesa envolvendo agentes públicos, o comportamento do corpo humano em combates armados e suas implicações jurídicas. Informações técnicas sobre balística, leis da física, medicina, psicologia e outros campos do conhecimento também foram apresentadas, esclarecendo equívocos populares, como o “poder de parada” de disparos de armas de fogo e outros temas correlatos.
Já no período da tarde, foram realizadas as demonstrações práticas, com disparos em diversos anteparos, com o objetivo de comprovar visualmente a aplicação das teorias apresentadas no período da manhã. Para tanto, foi utilizada a estrutura física do Clube de Tiro e Caça Real Hunting, localizado na BR 262, km 1, Atlântico Sul, Campo Grande/MS.
Ao longo do treinamento, os aspectos técnicos e práticos foram explorados, complementando o aprendizado com as repercussões jurídicas do uso de armas de fogo em confrontos armados.