O governador do Estado, Reinaldo Azambuja, anunciou na manhã desta sexta-feira (07) a retomada do concurso público da Polícia Civil em Mato Grosso do Sul e a ampliação do número de vagas. A solicitação foi feita pela Associação dos Delegados de Polícia de MS (Adepol/MS), por meio de um ofício encaminhado no mês de janeiro deste ano, ao secretário de Estado de Administração e de Desburocratização, Roberto Hashioka. No documento, a entidade reforça a necessidade da ampliação de vagas devido ao grande número de policiais que deixaram as funções, durante as fases do concurso.
“A retomada do concurso e a ampliação do número de vagas do efetivo de servidores é muito importante para dar mais agilidade aos trabalhos da Polícia Civil no Estado, reduzindo a sobrecarga de pessoal”, afirma a presidente da Adepol/MS, Regina Márcia Rodrigues. A solenidade foi realizada na Governadoria e contou com a presença de diversas autoridades.
O concurso público foi iniciado em 2017, com a abertura de 100 vagas para escrivão de polícia judiciária e 80 vagas para investigador de polícia, porém foi suspenso pela justiça após contestação da prova prática de digitação feita pelo Ministério Público Estadual. Com a validação da fase pelo Judiciário, o governo do Estado foi autorizado a retomar o processo. A seleção de novos policiais irá retomar da fase de formação, com a ampliação das vagas, sendo 140 para o cargo de escrivão e 120 para a função de investigador.
Durante a solenidade também foi realizada a entrega de sete viaturas descaracterizadas, que serão usadas pelo setor de inteligência da Polícia Civil. São dois Chevrolet Cruze e cinco Citroen C4, adquiridos com recursos federais, como contrapartidas pela disponibilização de policiais para atuação na Força Nacional e como cooperação para o combate ao crime organizado. “Mais uma reivindicação importante da categoria que é atendida e vai ser fundamental para o trabalho de inteligência do nosso Estado, na solução de crimes e no combate ao crime organizado”, explica a presidente da Adepol/MS.
Reinaldo Azambuja destacou, durante o evento, os resultados alcançados pela Polícia Civil e pelas demais forças de segurança de Mato Grosso do Sul. “A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul é reconhecida nacionalmente como aquela que tem tido o melhor resultado no País. E essa integração das forças de segurança traz os resultados: temos a maior população carcerária, talvez do mundo. O país que mais apreende são os Estados Unidos, com 657 presos para cada 100 mil habitantes, e Mato Grosso do Sul tem muito mais do que isso”. Com informações do Governo do Estado.