A Delegada Franciele Candotti Santana, 1ª secretária da Adepol-MS, participou nesta quarta-feira (21) do lançamento da campanha pelo fim da violência contra a mulher. Desta vez, serão 21 dias de ativismo da campanha que acontece em todo o mundo. O evento foi realizado pela Subsecretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, na Casa da Mulher Brasileira.
Também participaram do evento as delegadas associadas Aline Sinnott, Analu Ferraz, Elaine Benicasa e Maíra Machado.
A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” teve sua primeira edição em 1991 e já conquistou a adesão de 160 países desde então. Trata-se de uma mobilização de abrangência mundial que tem início em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e termina em 10 de dezembro de cada ano, data em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
No Brasil, a Campanha começou em 2003 e as atividades iniciam em 20 de novembro, dia da Consciência Negra, para dar destaque à discriminação vivenciada pelas mulheres negras ampliando, assim, para 21 dias o período de atividades. São diversos segmentos que aderem à Campanha numa clara demonstração de engajamento com a luta pela não violência e que se constituem como parceiros nas atividades desenvolvidas.