O Delegado associado, Tiago Macedo, superintendente de Segurança Pública da Sejusp/MS e diretor jurídico da Adepol-MS, e a Delegada associada Elaine Benicasa, titular da DEAM, estiveram em Brasília nesta segunda (18) e terça-feira (19) para uma visita técnica à Diretoria de Monitoramento de Pessoas Protegidas (DMPP) no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), representando a Sejusp/MS.
O objetivo foi conhecer o programa “Dispositivo de Monitoramento de Pessoas Protegidas”, que permite a ação policial imediata para proteção às mulheres. “A ideia é conhecer essa boa prática, por meio do videomonitoramento e poder levar para Mato Grosso do Sul. Conhecer de perto como é realizado, estudar e colocar em prática no nosso estado, para maior proteção das nossas mulheres”, explica o superintendente Tiago Macedo.
No programa, o agressor passa a utilizar uma tornozeleira eletrônica, e a vítima recebe um dispositivo com o aplicativo do programa. O aparelho só funciona para o fim de monitoramento. Quando o homem viola a área de exclusão, que é o perímetro de distanciamento determinado pelo Judiciário, todos recebem um alerta: a vítima, o ex-companheiro e a diretoria – acionada por uma sirene.
Monitorados pela tecnologia de georreferenciamento, com abrangência em todo o Distrito Federal, os equipamentos possibilitam que as equipes acompanhem toda a movimentação de ambos em tempo real, o que permite impedir que o agressor se aproxime da vítima.