O Delegado de Polícia Wisnton Ramão Albres Garcia, que atua na Delegacia de Itaporã (MS), concilia a missão como servidor da segurança pública com a de sensei das artes marciais. Há 10 anos ele iniciou com os projetos sociais, ensinando crianças e adolescentes a praticarem o judô.
“Surgiu da necessidade de se fazer algo de relevante para a sociedade itaporanense, propiciando a qualquer pessoa que quisesse avançar em suas potencialidades e descobrir um mundo novo, a arte do judô, como excelente ferramenta”, diz. Dr. Wisnton Garcia é judoca faixa preta 2º Dan e árbitro do quadro nacional da Confederação Brasileira de Judô.
A Associação Yada de Judô foi fundada em Itaporã, em setembro de 2006, pelo delegado e sua esposa, sensei Kely Yada Garcia. É uma entidade civil sem fins lucrativos, filiada à Federação de Judô de Mato Grosso do Sul-FJMS e Confederação Brasileira de Judô-CBJ. A responsabilidade técnica fica a cargo da esposa, Kely Cristina, faixa preta de judô – 2º Dan.
“A Associação Yada de Judô é fruto do sonho de seus fundadores, que encantados pelo conteúdo do judô e os benefícios que sua prática poderia proporcionar aos seus praticantes, não mediram esforços para oferecer à população de Itaporã uma entidade voltada a prática de um esporte formidável, mas sobretudo, capaz de promover os valores da amizade, participação, respeito mútuo, formação moral sólida”, afirma o delegado.
Projetos sociais – Atualmente, estão em sendo executados na sede da Associação os projetos sociais “Caminho Suave” e Programa MS Desporto Escolar, atendendo gratuitamente crianças e adolescentes da faixa etária de 07 a 17 anos. A Associação também desenvolve, em parceria com Fórum da Comarca de Itaporã, o projeto de judô “Caminho Suave”, que iniciou suas atividades no ano de 2018, na sede da Associação, e vem sendo renovado anualmente, e atualmente atende crianças e adolescentes de cidade de Itaporã em situação de vulnerabilidade, sendo sua duração de tempo indeterminado.
Como fruto de sua responsabilidade social, a Associação Yada cedeu suas instalações e disponibiliza toda a sua estrutura para as aulas de judô do programa MS Desporto Escolar, do polo da Escola Estadual Rodrigues Alves, cujas aulas são ministradas pela professora Kely Yada Garcia, desde o ano de 2014.
História – Dr. Wisnton Garcia conta que a paixão pelo judô começou em 2005, quando se mudou para Itaporã, e teve a oportunidade de acompanhar o filho Gabriel, à época com 04 anos de idade, numa aula de judô. Foi convidado pelo professor para uma aula experimental, se apaixonou pelo esporte, que passou a fazer parte do cotidiano da família. “Hoje somos três faixas pretas de judô em casa”, diz.
A importância dos trabalhos prestados junto à comunidade rendeu homenagens à Associação Yada de Judô, como o Diploma Arigatô, concedido pela Assembleia Legislativa, pelos relevantes serviços prestados ao engrandecimento do judô de Mato Grosso do Sul, e também pela Câmara Municipal de Itaporã, que já outorgou algumas moções de congratulações em reconhecimento aos serviços prestados junto ao município. E em 2021 a Associação recebeu o Certificado de Registro, expedido pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Itaporã, atestando que a entidade atende e se enquadra nos requisitos do art. 90 da Lei 8.069/90 (ECA).
Prêmios – Nos últimos 10 anos os atletas da Associação Yada participaram de cerca de 130 competições oficiais, onde conquistaram aproximadamente 450 medalhas de ouro, 500 de prata e 600 de bronze. “Foram muitas participações em competições nacionais, com títulos importantes como a 1ª colocação geral no CBI: Meeting Nacional Sub 18 e Sub 21, na categoria Sub 18 Superligeiro (-40 Kg), realizado na cidade de São Paulo/SP, em 2018; a 1ª colocação geral no CBI: Seletiva Nacional Sub 18, na categoria Superligeiro (-40 Kg), realizado na cidade de Porto Alegre/RS, em 2017; e também em competições internacionais, como em Zagreb, na Croácia, com a medalha de Bronze do European cadet Cup, em 2018, e em Assunção, no Paraguai, com diversas medalhas de ouro e o título de campeão geral da I Copa Paraguaia, no ano 2019”, conta.
Em 2022, entre os principais títulos conquistados estão a medalha de ouro pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar, na Seletiva nacional da Gymnasiade 2022, na cidade de Aracaju-SE; e medalha de bronze na Gymnasiade 2022 (Mundial Escolar – School Summer games), no mês de março, na Normandia – França; e a medalha de ouro no torneio 30 edicion de “La “Mistad del Judô, na cidade de Formosa, na Argentina.


