O deputado federal Bibo Nunes, do Rio Grande do Sul, homenageou nesta terça-feira (05) o Delegado de Polícia por MS, Aloysio Franco de Oliveira, falecido no ano de 2015, aos 79 anos, por problemas pulmonares. O deputado citou a brilhante atuação do delegado e sua contribuição para a carreira da Polícia Civil.
“Quero fazer a minha homenagem ao delegado Aloysio Franco de Oliveira, um dos ícones da Adepol nacional, de Mato Grosso do Sul. Independente de estados, temos que valorizar quem luta pela polícia e, de fato, o trabalho que ele fez foi fundamental para chegarmos até hoje e conseguir a aprovação da Lei Geral das Polícias Civis”, disse.
Dr. Aloysio foi secretário de Segurança Pública, Diretor-Geral da Polícia Civil no Estado, Diretor-Geral do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) e Fundador da Ampare (Associação Mato-grossense Pró-Amparo e Recuperação do Encarcerado). Ele atuou por 40 anos na segurança pública de Mato Grosso do Sul e se aposentou em novembro de 2014. Houve solenidade em sua despedida.
Em sua despedida, o delegado disse que se mil vidas tivesse, mil vezes seria policial. “É a paixão da minha vida, é onde me encontrei e me aprimorei como ser humano”.
Na época, o atual comandante da Polícia Militar, coronel Deusdete Oliveira Filho, reconheceu os serviços prestados pelo delegado aposentado. “Fez muito pelo Estado e principalmente pela Agepen e todas as suas unidades, soube conduzir o trabalho e os seus colaboradores”.
Na Câmara Municipal de Campo Grande foi instituída a medalha que leva o nome do delegado, de autoria do então vereador, Delegado associado Wellington Oliveira, que homenageia policiais civis de destaque no município, por atos de bravura ou serviços prestados à segurança da cidade.
Confira o vídeo da homenagem: