
Os trabalhos do II Congresso Nacional dos Delegados de Polícia em MS, que é realizado em Bonito (MS), continuaram na manhã desta sexta-feira (31), com três palestras e debates entre os participantes. O evento é realizado em parceria pela Adepol do Brasil e Adepol-MS.
Os temas abordados foram “Investigação Policial Tecnológica e Repressão ao Crime Organizado”, com o Delegado de Polícia de Goiás, Adriano Sousa Costa. O 2º vice-presidente da Adepol-MS, Delegado Tiago Macedo dos Santos, presidiu a mesa, que teve a presidente da Adepol-MS, Delegada Aline Gonçalves Sinnott Lopes, como debatedora.
“Precisamos promover a unificação de pensamento, promover debates como este, para que possamos aplicar os melhores métodos e iniciativas que já deram certo. O crime seguiu a tendência de não limitação territorial e, impulsionado pelas novas tecnologias, nasceram novas formas de praticar os crimes que sempre ocorreram, e precisamos estar cada vez mais preparados”, diz Costa.
Em seguida, o Delegado de Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Emerson Wendt, abordou o tema “Crimes Cibernéticos e Investigação Policial: Realidade e Desafios”. O debate teve a presidência do diretor administrativo da Adepol-MS, Delegado Bruno Henrique Urban, e a 1ª secretária da Adepol-MS, Delegada Marília de Brito Martins, como debatedora.
“Houve uma migração do crime no Brasil. O criminoso que assaltava banco passou a investir em fraude eletrônica, porque diminui o risco dele ser preso em praticamente 90%. Porque é mais difícil de investigar? Também, mas o principal é que as polícias estaduais ainda não têm uma estrutura adequada para esse tipo de enfrentamento, e precisamos mudar essa realidade”, diz Wendt.
E para encerrar os trabalhos da manhã, foi realizado o painel sobre “Fraudes e outros Crimes contra Instituições Bancárias, Empresas e Microempresas – aspectos de Inteligência/Investigação Tecnológica e Gestão da Investigação Policial”, com os delegados de polícia de Mato Grosso do Sul, Guilherme Scucuglia Cezar (GARRAS), Gustavo Bueno Vieira (DGPC), e Rodrigo Alencar Machado Camapum (DEPAC). A presidente da mesa foi a Delegada Marília de Brito Martins.
Na parte da tarde estão previstas outras duas palestras e a leitura da Carta de Intenção de MS, no encerramento do evento.




