O governo do Estado autorizou nesta quinta-feira (27) a contratação de 30 novos delegados da Polícia Civil. A abertura do concurso público foi anunciada pelo governador Reinaldo Azambuja. Para a presidente da Adepol-MS, delegada Regina Márcia Rodrigues, as novas vagas são essenciais para o pleno funcionamento das delegacias de polícia do Estado, em favor da segurança da população.
“As vagas abertas desde o último concurso geram um déficit nas delegacias do Estado, deixando muitos delegados responsáveis por várias unidades de polícia, o que sobrecarrega o profissional e dificulta os trabalhos de investigação. Portanto, a contratação de novos delegados é fundamental para a segurança pública, para garantir mais celeridade nos casos e respostas mais rápidas para a população. Este era um pleito da Adepol, que reforçamos em diversas conversas com o secretário de Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, e o delegado-Geral da Polícia Civil, Adriano Garcia Geraldo”, afirma a presidente da Adepol-MS.
Com a autorização do governador, as secretarias de Administração e Desburocratização (SAD) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vão iniciar o processo de abertura do certame, estabelecendo normas e procedimentos para o recrutamento e seleção dos candidatos.
Em 2018, Mato Grosso do Sul conseguiu zerar o déficit de delegados com a inclusão de 72 profissionais na Polícia Civil. Entretanto, nos últimos dois anos e meio houve a vacância de 30 cargos – que ocorre quando o servidor é exonerado ou falece.