Gestores das secretarias de estado da Administração e Desburocratização (SAD), Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Polícia Civil (PCMS) e Procuradoria-Geral (PGE), debateram na manhã desta quarta-feira (09) a possibilidade de ampliação do quantitativo de vagas do concurso da Polícia Civil, na função de Delegado de Polícia, além da aplicação do 7º nível de progressão funcional nas carreiras da PCMS, extensivo aos inativos.
As demandas foram apresentadas pelo secretário Antônio Carlos Videira (Sejusp) e pelo delegado-geral da Polícia Civil, Adriano Geraldo Garcia à secretária Ana Nardes (SAD), e tratam da ampliação de vagas para o Curso de Formação do concurso da PCMS. A possibilidade de concessão do 7º nível de progressão funcional também foi debatida. Receptiva à proposta, a procuradora-geral, Fabíola Marquetti Sanches Rahim, reforçou que serão avaliadas juridicamente.
A progressão funcional aos inativos é uma demanda apresentada pela Adepol-MS. No mês de janeiro, a presidente da instituição, Delegada de Polícia Aline Gonçalves Sinnott Lopes, se reuniu com a secretária Ana Carolina Araújo Nardes, para articular o enquadramento dos delegados de polícia aposentados na progressão funcional para o nível VII.
“Esta é uma luta que estamos trabalhando desde a publicação das promoções. Queremos garantir esse direito aos delegados aposentados e a todos os colegas da Polícia Civil, sem a necessidade de ação judicial, devido à paridade e integralidade”, afirma a presidente da Adepol-MS.
A secretária Ana Carolina Nardes disse que vai encaminhar a proposta ao governador Reinaldo Azambuja, para análise. Com informações do site da SAD.