A Adepol do Brasil e a Adepol-Alagoas informam que o 1° Encontro Nacional de Delegados de Polícia do Nordeste terá como palestrante o Adido Chefe do FBI, Agente Especial Marco A. Gonzalez Jr., que fará uma apresentação no evento sobre temas relevantes para a cooperação técnica entre agências policiais no enfrentamento de ameaças como terrorismo e crime organizado.
Marco A. Gonzalez morou no Brasil e em Portugal em seus primeiros anos. Ele é formado em Justiça Criminal pela Universidade do Novo México, em 1995. Antes de trabalhar para o FBI, Gonzalez serviu no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos por 14 anos. Gonzalez entrou em serviço como agente especial do FBI em julho de 2002. Sua primeira missão foi no escritório de FBI em Bakersfield RA, no escritório de campo do FBI em Sacramento, onde foi designado para a Força-Tarefa de Drogas de Alta Intensidade trabalhando em Empreendimentos Criminosos/Tráfico de Drogas e Assuntos de gangues, assuntos de crimes violentos, assuntos de crimes contra crianças e assuntos de Contraterrorismo.
De 2009 a 2018, foi designado para o Escritório de Campo do FBI em Albuquerque, à Força-Tarefa Conjunta de Terrorismo, onde trabalhou em assuntos de Contraterrorismo, assuntos domésticos e questões investigativas de ameaças com bombas. Em 2010, foi promovido a Agente Especial de Supervisão (SSA) designado para a Seção de Operações de Terrorismo Internacional (ITOS), Divisão de Contraterrorismo, onde supervisionou operações de investigações de Contraterrorismo Internacionais e Nacionais e coleta de inteligência na região central dos Estados Unidos.
Em 2021, Marco Gonzalez foi promovido a Chefe de Unidade da Divisão de Contrainteligência, Seção de Operações da China, Unidade de Infraestrutura Crítica, com foco na investigação e coleta de inteligência relacionada ao combate às atividades na República Popular da China que ameaçam 16 setores da infraestrutura crítica dos Estados Unidos.
Entre 2005 e 2019, ele participou de várias missões temporárias para a Adidância do FBI (LEGAT Office) Brasília em apoio ao Adido e eventos especiais, incluindo os Jogos Pan-americanos de 2007 e a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
Fonte: Adepol Alagoas