Com o auditório lotado, a Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul (Adepol-MS) sediou o 4º Simpósio Operacional – Ações de Combate à Criminalidade Transnacional. O evento tem como objetivo fomentar e compartilhar conhecimentos entre as forças de Segurança Pública de todo o Brasil, promovendo a integração com empresas privadas e outros órgãos envolvidos.
A mesa de autoridades foi composta pelo Presidente da Adepol-MS, Delegado André Matsushita; o Secretário-Executivo de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, Cel. Wagner Ferreira; o Delegado-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Lupersio Degerone; o Subcomandante da PMMS, Cel. Nivaldo de Pádua Melo, representando o Comandante-Geral; o Comandante de Policiamento de Missões Especiais da PM do Distrito Federal, Cel. Carlos Eduardo Melo de Souza; o Coordenador de Operações e Pronta Resposta do Ministério da Agricultura e Pecuária, Marcos Eielson Pinheiro de Sá; e o Promotor de Justiça do Ministério Público do Mato Grosso do Sul, Clóvis Amauri Smaniotto.
Estavam presentes também a Delegada Franciele Candotti, Secretária Geral da Adepol, o Delegado Ivan Barreira, Diretor de Polícia Especializada, a Delegada Ana Cláudia Medina, Diretora do Departamento de Repressão ao Crime Organizado, o Delegado Edi Ederaldo de Almeida, Diretor de Inteligência do Tribunal de Justiça e o Delegado Roberto Guimarães, do Garras.
O Delegado André Matsushita, presidente da Adepol-MS, abriu o evento enfatizando a colaboração entre as instituições de Mato Grosso do Sul e de outros estados: “É uma parceria harmônica que temos aqui, e isso nos fortalece para enfrentar esses desafios. Nosso trabalho deve sempre respeitar a lei, enquanto do outro lado nem sempre é assim, o que faz uma grande diferença no campo de batalha. Sejam todos muito bem-vindos e tenhamos um excelente evento”.
O Promotor Clóvis Smaniotto parabenizou o evento e ressaltou a importância de se preparar para o combate à criminalidade. Já Marcos Eielson expressou a satisfação do Ministério da Agricultura em participar de um grupo tão seleto, relembrando a presença do órgão nas edições anteriores.
O Cel. Carlos Eduardo Melo de Souza destacou a satisfação de participar novamente deste grande evento. O Subcomandante Cel. Nivaldo de Pádua também enfatizou a relevância dos temas discutidos e a necessidade de atuação integrada para o enfrentamento ao crime.
O Delegado-Geral Lupersio Degerone ressaltou o valor da participação de todas as unidades: “Tão importante quanto os temas abordados é o networking que realizamos aqui, aproximando nossos policiais de colegas de outros estados e fortalecendo relações”.
O Secretário-Executivo Cel. Wagner Ferreira elogiou a organização do evento: “Estar em um espaço adequado e agradável para debater pautas policiais qualifica o ambiente, proporcionando reflexões essenciais para nossa atuação”.



