
A Associação dos Delegados de Polícia de MS, a Adepol-MS, realiza no dia 10 de dezembro, o dia todo, um encontro para os delegados de polícia para falar sobre um tipo de crime que vem crescendo a cada dia no país, os crimes cibernéticos, e que teve um avanço com a chegada da pandemia da Covid-19. O evento é gratuito e exclusivo para os delegados associados.
O evento será realizado em parceria com a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, e com o apoio do Ministério Público de Mato Grosso do Sul e do Núcleo de Crimes Cibernéticos (Nucib), do Ministério Público.
Segundo a 1ª secretária da Adepol-MS, Delegada de Polícia Marilia de Brito Martins, o objetivo é a capacitação dos delegados de polícia, sempre interagindo com as novas ferramentas de investigação, além de criar uma interação dos órgãos da Polícia Civil com o Ministério Público Estadual.
“Já existia uma migração de boa parte da conduta criminosa para o âmbito da internet, de crimes sendo realizados por meios eletrônicos, mas a pandemia acelerou essa migração. A gente vê um crescimento significativo de golpes, principalmente em idosos, e por isso a importância da gente ter o conhecimento e interagir com essas novas ferramentas”, explica.
Ainda segundo a delegada, a importância do evento se revela nessa constante capacitação e renovação dos conhecimentos dos delegados de polícia, acompanhando as evoluções tecnológicas, permitindo investigações criminais cada vez mais eficientes e técnicas.
O evento tem início às 8h30 e segue até 12h, com intervalo para almoço, retomando as atividades às 14h e encerrando às 17h. O evento será presencial, na sede da Adepol, e as inscrições devem ser feitas na secretaria da associação.
No período da manhã a palestra será sobre o tema “Introdução à Prova Digital”, com o promotor de Justiça, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Amambai, Michel Maesano Mancuelho. Entre os temas abordados, o Marco Civil da internet, função “hash”, jurisprudência e cadeia de custódia. O debate será mediado pelo Delegado de Polícia, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Homicídios-DEH, Carlos Delano Gehring Leandro de Souza.
No período da tarde o tema será “Meios de Obtenção de Provas Digitais”, com o promotor de Justiça, titular da Promotoria de Justiça de Água Clara e coordenador-adjunto do Nucib, Felipe Almeida Marques. Entre os temas abordados, a mediação de investigação, aspectos práticos, entre outros. A mediação do debate será com o Delegado de Polícia da 1ª DP de Ponta Porã, Juliano Cortez Toledo Penteado.
Mais informações na secretaria da Adepol, pelos telefones (67) 3326-4334 ou (67) 98405-9167 (WhatsApp).
