Nos dias 5 e 6 de abril de 2025, a Aldeia Porto Lindo, localizada em Japorã/MS, recebeu a mais recente edição do MS em Ação, um evento voltado para os moradores das etnias Guarani e Ñandeva-Guarani.
Com a participação de diversas instituições parceiras, como a Adepol-MS, Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), a Prefeitura Municipal de Japorã/MS, além das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde e Educação e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública a ação teve como objetivo principal facilitar o acesso a serviços essenciais e gratuitos, promovendo a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas.
O evento foi realizado na Escola Municipal Indígena Mbo’Ehao Tekoha Guarani Polo, proporcionando aos participantes uma série de serviços como a emissão de documentos (RG, CPF, Certidão de Nascimento, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho), além de atendimentos médicos, odontológicos, serviços jurídicos e até mesmo a realização de casamentos e divórcios.
A ação contou com a presença de diversas instituições da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP-MS), incluindo a Polícia Civil, que participou com uma equipe composta pela Delegada Regional de Polícia de Fátima do Sul/MS, Paula Ribeiro dos Santos e policiais da Delegacia, oferecendo orientações e registrando ocorrências.
O Delegado Regional de Naviraí/MS, Edson Luiz Ruiz Ubeda, também esteve presente, reforçando a importância da integração das forças de segurança com as comunidades locais.
A ADEPOL/MS, em parceria desde a primeira edição do evento, foi representada por sua Diretora Social, Delegada de Polícia Célia Maria Bezerra da Silva. A presença da ADEPOL/MS reflete o compromisso contínuo com a aproximação entre os povos originários e os profissionais das áreas de segurança pública e serviços essenciais, visando não apenas a oferta de serviços, mas também a construção de um relacionamento de confiança que contribua para a redução dos índices de criminalidade nas regiões atendidas.




