A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Mato Grosso do Sul (Adepol-MS) é uma entidade sem fins lucrativos e que completa 40 anos neste domingo, 28 de junho. A presidente da entidade, delegada Regina Márcia Rodrigues, destaca as conquistas ao longo desses 40 anos e o trabalho coletivo de muitos delegados que atuaram para iniciar as atividades da Associação.
“O crescimento da Adepol acompanhou os momentos vividos pela categoria na luta por seus direitos e por melhores condições de trabalho e, também por um atendimento melhor e mais eficaz para toda a sociedade sul-mato-grossense. E sempre com diálogo aberto entre a Associação, a Polícia Civil e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado”, afirma.
A Adepol-MS tem por objetivo congregar os delegados de polícia de Mato Grosso do Sul, zelando pelos interesses, pela ética, disciplina e elevação conceitual da categoria. Também presta assistência jurídica aos associados, quando necessitarem, em decorrência do exercício da função. “Nosso objetivo é atender aos delegados e delegadas, prezando pela valorização da classe e da Polícia Civil como um todo, pela segurança pública do nosso Estado”, diz.
A presidente enfatiza ainda que a valorização da Polícia Civil representa melhorias para toda a população. “Por isso temos atuado, desde o início da criação da entidade, junto à segurança pública do Estado, buscando desenvolvimento no setor”.
A Associação representa mais de 400 delegados de Polícia Civil do Estado, da ativa e aposentados, além de ser um canal de comunicação entre os delegados e a sociedade sul-mato-grossense. A entidade tem passado por transformações nos últimos anos, não apenas na estrutura física, mas nas lutas em defesa da categoria, em ações de representatividade nacional nas bandeiras que interessam à Polícia Civil e ao Estado.
Uma das mais recentes conquistas é a construção do hotel de trânsito no espaço anexo à sede administrativa, que vai ampliar o atendimento aos delegados de polícia, principalmente do interior do Estado. “Esta obra é uma reivindicação antiga dos associados e é uma satisfação poder realizar este projeto, que em breve será concluído”, comemora a presidente.
A articulação da diretoria da Adepol também conseguiu elevar de 30 para 72 o número de delegados convocados no último concurso público do Estado, e a ampliação no número de vagas para escrivão de polícia judiciária e investigador de polícia, no concurso público para agentes da Polícia Civil, que está na fase de formação, mas foi suspenso por conta da pandemia do coronavírus.
Também foi feita, com sucesso, a gestão pela Adepol junto ao governo do Estado, que resultou na extensão da PCI aos delegados da turma de 2014, que não recebiam a respectiva verba anteriormente. Nesse período, outra importante conquista alcançada foi a promoção automática para os Delegados de Polícia e demais categorias da PC/MS, verdadeiro divisor de águas, e que representa grande vitória da Adepol em articulação conjunta com a Diretoria Geral da Polícia Civil.
No campo do aperfeiçoamento cultural, foram promovidos diversos eventos de aprimoramento jurídico, culminando com a realização de três painéis de Direito de Polícia Judiciária, os quais contaram com a presença de renomados professores e doutrinadores do tema, além de prestigiados operadores do Direito do Estado, de diversas carreiras jurídicas. Conquistas que deixam visível a importância da instituição no processo de articulação política das demandas da categoria.