Foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (13) a promoção, para a classe seguinte (Especial e 1ª Classe), na condição sub judice, de 32 servidores da carreira de Delegado de Polícia, no cargo de Delegado de Polícia Civil. A nomeação tem validade retroativa a 1º de setembro de 2019. A Adepol MS comemora a decisão, após reivindicar junto às autoridades competentes as nomeações.
No mês de março, a presidente da Adepol MS, delegada Regina Márcia Rodrigues, e o vice-presidente, delegado Pedro Espíndola, se reuniram com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, e o delegado-Geral da Polícia Civil, Adriano Garcia Geraldo, para pedir agilidade por parte do governo do Estado para a publicação das nomeações dos delegados de polícia que obtiveram decisões favoráveis para as promoções de classe.
A medida é em cumprimento à Lei Complementar Nº 247, de 2018, que definiu novas regras para o progresso promocional nas carreiras da Polícia Civil estadual. A lei assegura, desde o ano de 2019, a promoção a todos os policiais civis para a classe seguinte quando preenchidos os critérios de avaliação, de curso de aperfeiçoamento e o decurso de tempo. A medida teve como objetivo valorizar a dedicação e o comprometimento dos policiais com o serviço e a capacitação continuada.
Após a reunião, a Adepol encaminhou um requerimento ao secretário, com a relação dos delegados que estavam aptos à promoção, de acordo com a decisão judicial. “Enviamos o documento para agilizar o processo e garantir o direito adquirido pelos colegas, em juízo. E vamos continuar lutando para que todos os demais delegados, que também ingressaram com a ação, tenham seus nomes publicados. Assim como, seja analisada a possibilidade de se estender, administrativamente, o direito a todos os policiais em situação análoga”, afirma a delegada.
A relação completa pode ser conferida no DO, a partir da página 56: https://www.spdo.ms.gov.br/…/Download/DO10472_13_04_2021.