A Associação dos Delegados de Polícia de MS (Adepol-MS) completa 42 anos de fundação nesta terça-feira, dia 28 de junho, e a diretoria da instituição destaca as conquistas para a categoria, resultado das lutas de muitos delegados que atuaram para fundar a Associação, em um trabalho coletivo.
“Nesses 42 anos, muitos delegados de polícia se doaram para fazer a Adepol crescer e lutaram para garantir as conquistas que temos hoje. Nós, da atual diretoria, damos sequência a esse trabalho, sempre priorizando a luta para garantir os direitos dos delegados de polícia de MS e por melhores condições de trabalho”, afirma a presidente da entidade, Delegada de Polícia Aline Gonçalves Sinnott Lopes.
Fundada em 28 de junho de 1980, a Adepol-MS é uma entidade sem fins lucrativos e que tem por objetivo congregar os delegados de polícia de Mato Grosso do Sul, zelando pelos interesses, pela ética, disciplina e elevação conceitual da categoria. Também presta assistência jurídica aos associados, quando necessário, em decorrência do exercício da função.
A Associação representa hoje 424 delegados de Polícia Civil do Estado, da ativa e aposentados, 33 pensionistas, além de ser um canal de comunicação entre os delegados e a sociedade sul-mato-grossense. A entidade tem passado por transformações nos últimos anos, não apenas na estrutura física, mas nas lutas em defesa da categoria, em ações de representatividade nacional nas bandeiras que interessam à Polícia Civil e ao Estado.
No último ano, no campo do aperfeiçoamento, foram promovidos diversos eventos de aprimoramento, como o simpósio sobre crimes violentos, o 1º encontro sobre crimes cibernéticos, apoio ao curso de operações táticas do Garras, entre outros, os quais contaram com a presença de renomados profissionais, de diversas carreiras jurídicas, assim como reuniões com representantes de entidades e do governo do Estado, defendendo os interesses e as prerrogativas dos delegados de polícia. Conquistas que deixam visível a importância da instituição no processo de articulação política das demandas da categoria.
Também foram realizadas diversas ações sociais e de confraternização entre os associados, como a celebração do Dia da Mulher, o almoço do Dia das Mães, a recepção aos novos delegados, encontro de delegados veteranos, entre outros.
“Tudo o que fazemos só é possível com o apoio dos associados, que compreendem o papel da Adepol, que é congregar cada vez mais os delegados de polícia, fortalecendo as lutas da categoria”, afirma a presidente da Adepol-MS.