Sob administração do Delegado Caravina como prefeito, a cidade de Bataguassu é a 1ª do Estado e 30ª no Brasil em ranking de eficiência em gestão pública  

0

O município de Bataguassu aparece em primeiro lugar entre os municípios do Estado no ranking divulgado pelo Conselho Federal de Administração através do Índice de Governança Municipal (IGM-CFA).

Desenvolvido para avaliar a gestão pública dos municípios brasileiros, o IGM-CFA é elaborado tendo como base as dimensões fiscais, de gestão e de desempenho do município. Dentro deste tripé, são analisados diferentes indicadores que influenciam na posição nacional de cada cidade avaliada. O ranking ajuda a identificar quais os municípios desenvolvem ou não uma boa gestão, permitindo ainda que seus gestores e cidadãos possam corrigir ou melhorar os aspectos negativos.

Com base nos indicadores, Bataguassu recebeu 0.685 de pontuação, alcançando o primeiro lugar no Estado. Considerando o ranking nacional, por sua vez, o município está em 30º lugar. Entre os aspectos analisados, Bataguassu aparece em 0.567 em dimensão fiscal; 0.840 em gestão e 0.648 em desempenho. (Informações detalhadas podem ser acessadas pelo link http://cgp.cfa.org.br/igm/lista.php).

TRANSPARÊNCIA PÚBLICA – Em outro ranking divulgado esta semana pela Rede de Controle de Gestão Pública de Mato Grosso do Sul acompanhado pelo Ministério Público Federal (MPF), Bataguassu está em 5º lugar em transparência pública entre os municípios do Estado, obtendo nota de 9.50.

Os dados apresentados foram coletados no site do município no mês de novembro deste ano e avaliaram os quesitos Transparência Ativa, Receitas e Despesas; Licitações e Contratos, Relatórios, Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-SIC), Divulgação da Estrutura e Forma de Contrato e Boas práticas de transparência. Confira o ranking completo: http://www.rededecontrolems.org.br/admin/arquivos/files/1512654921.pdf.

Gestão pública estratégica, implantação de projetos e atendimento de demandas sociais, saiba como o Delegado de Polícia eleito Prefeito tem transformado Bataguassu em uma cidade referência  

O modo de administrar do prefeito do município de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB), também eleito presidente da Assomasul – Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul, e Delegado de Polícia, elevou a cidade em importantes colocações recentemente.

O Delegado Caravina assumiu a primeira gestão em 2013 a 2016, e agora está em seu segundo mandato, 2017 a 2020. Nesta matéria, ele conta como é o dia a dia e o que tem feito pelos cidadãos Bataguassuenses. Confira:

De início, Caravina destaca as principais ações realizadas em seus mandatos e as estratégias utilizadas para manter equilibradas as contas do município: “A austeridade com as contas públicas e gasto com responsabilidade. Tratando o dinheiro público com respeito, analisando bem a questão da crise que o país vem enfrentando e, assim criar um modelo de gestão empresarial, onde podemos controlar e gastar com eficiência. Entender que gestão pública tem que ser de resultados, a principal característica da gestão é a seriedade, a transparência.

Em relação às demandas sociais, como educação, saúde e segurança, o prefeito é detalhista ao relatar que a cidade está com muitos investimentos para proporcionar qualidade de vida para os cidadãos em variados aspectos:A segurança pública é dever do estado e responsabilidade de todos. A Polícia Civil e a Polícia Militar são subordinadas ao Governo do Estado, que controla as ações, mas o município é parceiro das duas instituições em diversas situações. Por exemplo, fizemos extensões de rede para a iluminação pública em vários pontos da cidade que não tinham. No início da gestão criamos o Conselho de Segurança, que envolve as policiais locais e a própria comunidade. Fazemos gestão junto ao Governo do Estado no sentido de obter mais investimentos, e neste ano recebemos 5 novas viaturas, equipamentos para polícia, conseguimos mais efetivo para o PM e PC”.

De acordo com o Delegado Prefeito Caravina, os recursos financeiros destinados as outras áreas está bem acima do que é previsto em lei. “Em educação nosso investimento é de 32%, com reformas de creches e escolas do município. Enquanto a lei determina que se gaste 15% em saúde, nós estamos investindo 26%. Trabalhamos em reformas de todos os postos de saúde, além de construímos dois novos postos. A Clínica da Mulher já está em fase de construção, implantamos a mamografia, fazemos mutirões e também há eventos que trazemos em parceria com órgãos relacionados à saúde. Equipamos nosso centro cirúrgico e assumimos o Pronto Socorro, que antes era uma gestão compartilhada”, explica.

O lazer, esporte e cultura também são garantias da administração de Bataguassu. “Construímos centros esportivos em toda a cidade, novas praças, campos de futebol, e agora temos o Clube da Melhor Idade. Investir em infraestrutura também ajuda na questão da segurança. Também temos o Centro Cultural, com aulas de música e de teatro, são investimentos que fizemos e que não tinha em Bataguassu”, afirma o prefeito.

Dar atenção aos projetos que contribuem com o desenvolvimento social é uma das preocupações do Delegado Caravina, como atual prefeito ele lembra, “como Delegado, em 2006, criamos a Associação Amor e Vida – entidade que ajuda dependentes químicos a se recuperarem]. Outro projeto que considero um dos mais importantes é o Instituto Mirim é um dos projetos mais importantes que criamos. Com a possibilidade de empregos para mais de 300 adolescentes, gerando renda para as famílias, e fazendo com que esses jovens sejam responsáveis”.

O prefeito Caravina explica como sua experiência de Delegado de Polícia tem ajudado na administração da prefeitura de Bataguassu. “Na administração pública, ser um ‘delegado dinâmico’ é tratar as pessoas sempre com a verdade. Saber dizer sim e não. Não inventar histórias e não prometer o que não dá para cumprir. E claro, o conhecimento jurídico de Delegado me permite apurar melhor as coisas, e auxiliar o setor de licitação, por exemplo. Assim classifico esse “dinâmico”, como austero, responsável tem me ajudado muito na administração.

As relevantes colocações de Bataguassu nos consideráveis rankings nacionais são frutos de empenho, muito trabalho e técnicas de gestão. “Acredito que conseguimos essas colocações pela forma de gerir o recurso público, separar o que é investimento, reduzir custos com a máquina pública. Cortamos cargos comissionados assim que assumimos, implantamos sistemas de ponto eletrônico, o sistema de gestão de controle de almoxarifado central. Reduzimos o gasto de combustível que era superior a R$ 2.200.000,00 (dois milhões e duzentos mil reais) por ano para pouco mais de R$ 900.000,00 (novecentos mil reais) por ano. O ranking da gestão vem por conta disso, da diminuição do gasto com a máquina pública e mais investimentos nas pessoas” finaliza Caravina.

A Adepol – Associação dos Delegados de Polícia parabeniza o Delegado Prefeito Caravina pelo resultado e reconhecimento obtido e deseja votos que sua administração continue cada dia melhor, mais eficiente e voltada às pessoas, servindo de exemplo a ser perseguido para os demais administradores.

Colaborou com a reportagem: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Bataguassu

Foto Aérea: Imagic 360

 

 

Deixe uma resposta