Delegado de Polícia toma posse como titular da SEJUSP

0

O novo secretário titular da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp) que toma posse hoje (20) é o Delegado de Polícia Antônio Carlos Videira. Escolhido pelo governador do estado, Reinaldo Azambuja, Videira atuava como secretário-adjunto da pasta. A cerimônia será realizada às 15 horas, no auditório da Governadoria.

Em entrevista à ADEPOL-MS, Dr Antônio Carlos Videira fala sobre seus planos e projetos para sua gestão, ele destaca o significado e a responsabilidade em estar à frente de uma das secretarias mais importantes do estado.

“É um grande desafio e representa a oportunidade de executar diversos projetos nas áreas da Justiça, Medidas Socioeducativas e Segurança Pública, que contemplam as instituições integrantes da Sejusp, que foram desenvolvidos por seus profissionais e que, portanto dominam o tema, proporcionando à população uma prestação de serviços de excelência”, comenta.

Sobre as atuais e emergentes carências da Segurança Pública Estadual, Videira ressalta o que pretende colocar em prática. “Além da melhoria das estruturas das instituições que integram a Sejusp, temos várias outras necessidades que merecem especial atenção, e dentre elas, destaco a busca constante pela capacitação do servidor e consequentemente sua valorização profissional”.

Mirando em objetivos concretos, Dr Antonio Carlos é categórico e esclarece quais são os seus propósitos. “As metas são aquelas previstas nos diversos projetos em curso e que buscam a redução dos índices de criminalidade e a melhoria nas condições de trabalho dos servidores e no atendimento à população”.

Ele compartilha suas experiências adquiridas durante o período em que esteve como secretário-adjunto da SEJUSP. “Me proporcionou identificar algumas áreas mais críticas que exigem ações imediatas e que podem imprimir maior eficiência, celeridade nas atribuições da Sejusp e redução de custos”, afirma.

Com 27 anos de carreira policial, Videira conhece de perto a realidade da instituição Polícia Civil que, enfrenta diversos problemas, principalmente em relação ao efetivo policial e as estruturas físicas das delegacias de MS.

O novo secretário de segurança pública reforça que vai unir esforços para conseguir mudar a situação. “Como Policial Civil e conhecedor das dificuldades enfrentadas, buscaremos estreitar ainda mais as parcerias com outros Poderes, instituições e secretarias, buscando realizar as obras necessárias para o bom funcionamento das Unidades, não obstante já venhamos fazendo isso com o atual Secretário e o Delegado-Geral, a exemplo da reforma da 4ª Delegacia de Polícia de Campo Grande/MS, a assunção de algumas cadeias pela Agepen entre outras. Sobre o efetivo, os esforços serão pela reposição com o concurso em andamento, assim como a autorização para a realização do concurso para os cargos da Coordenadoria-Geral de Perícias.”

Há grandes expectativas sobre as ações do titular da SEJUSP, especialmente por parte dos servidores estaduais que atuam frente aos órgãos de segurança do estado de Mato Grosso do Sul, por isso, ele enfatiza que esses profissionais e a sociedade “podem esperar dedicação, compromisso com a causa pública e a busca constante por melhorias nas áreas de atuação da Sejusp, contemplando sempre seus integrantes e os destinatários de seus serviços, ou seja, a população sul-mato-grossense”, conclui.

Carreira – Antônio Carlos Videira é formado em Direito. Começou sua carreira na Polícia Civil como Escrivão e passou a Delegado, atuando na Delegacia de Polícia de Jateí, Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) e Delegacia Regional de Dourados. Ele ainda ocupou o cargo de superintendente de Segurança Pública da Sejusp.

O novo secretário assume a vaga deixada por José Carlos Barbosa, que esteve à frente da Sejusp durante um ano e oito meses.

Deixe uma resposta