Em solenidade, ADEPOL/MS celebra posse da sua Diretoria

0

Uma noite de alegria marcou a Cerimônia de Posse da Diretoria da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Mato Grosso do Sul (ADEPOL/MS) para o biênio 2017-2019. A solenidade ocorreu na última sexta-feira (01), no salão de festas da entidade.

Neste ano a Associação dos Delegados de MS, que congrega 420 associados, completou 37 anos de fundação e esta é a primeira vez que uma mulher estará no cargo de presidente da instituição.

Diversas autoridades compareceram à ocasião, como o presidente da Adepol do Brasil, Carlos Eduardo Benito Jorge, os presidentes de Associação dos Delegados dos estados de Minas Gerais Edson José Pereira e Marco Antônio de Paula Assis e Milton Castelo do estado do Ceará. Autoridades do governo estadual, municipal, e de instituições de renome do estado. Os delegados da capital e do interior e seus familiares também estiveram presentes ao evento de posse. Além de dirigentes de entidades sindicais ligadas à Polícia Civil.

Em parte do seu discurso, a presidente empossada, Regina Márcia Rodrigues Brito Mota, homenageou os primeiros delegados que passaram pela entidade, em especial, o delegado Aloizio Franco de Oliveira, “Quero destacar uma figura que nos traz saudades, árduo defensor da classe dos delegados, o saudoso doutor Aloizio Franco de Oliveira, que pavimentou no Congresso Nacional o caminho que meus antecessores precisavam percorrer e que hoje também percorro na luta pelos nossos direitos”.

Emocionada, Regina Márcia lembrou os seus primeiros passos rumo à carreira policial, “Quando eu cheguei nesta cidade para prestar meu primeiro concurso para escrivã de polícia não imaginava que estaria hoje aqui. Foram muitos anos de dedicação exclusiva à atividade policial.”

A delegada reafirmou os compromissos com a Associação e ressaltou que conhece as dificuldades, lutas e sonhos da Polícia Civil. “Hoje é um dia único e especial para mim. Inicio minha jornada como presidente e, juntamente com todos os integrantes da diretoria, temos a árdua e prazerosa missão de enfrentar os desafios e obstáculos que se colocarem a nossa frente, buscando sempre o melhor resultado para a valorização da carreira de delegado de polícia. Temos objetivos ousados e ao mesmo tempo imprescindíveis para o êxito da Adepol no cumprimento de sua missão institucional. Nosso lema: trabalho e cooperação, queremos congregar e atrair cada vez mais o associado a participar e se envolver com as discussões relevantes para a carreira”.

Em sua fala, o presidente da Adepol do Brasil,  Carlos Eduardo Benito Jorge, ressaltou “parabenizo a diretoria e desejo que venham muitas conquistas e também muitos obstáculos, porque acredito no imenso potencial dessa instituição que trabalhará com dedicação pela manutenção dos direitos da classe”.

A vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, disse que quer ser mais uma nas lutas que serão travadas pela classe para fortalecer cada vez mais a associação que tem sido tão importante para o estado. “Como mulher, fico extremamente feliz de ver a delegada Regina Márcia ocupando esse cargo pela primeira vez na história da criação da entidade. Tenho certeza que abrirá caminho para tantas outras delegadas. Sabemos que o trabalho dos delegados é exercido com muitas dificuldades e superando muitos desafios. Nosso governo tem a consciência de que vocês precisam ser mais valorizados e fortalecidos”, afirmou.

O senador federal, Pedro Chaves, se sentiu honrado em participar da Cerimônia de Posse. “Tenho imensa admiração por essa instituição, estou entre aqueles que defendem que toda a categoria de trabalhador precisa se organizar para lutar por seus direitos sagrados. Agradeço a oportunidade de estar nessa relevante solenidade e desejo toda a sorte do mundo para a presidente e sua diretoria. Que a Adepol continue zelando pelos interesses, pela ética, pela disciplina e elevação conceitual da classe dos delegados de polícia do meu estado”, declarou.

O Delegado Geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas, que também já passou pela presidência da Adepol/MS disse que “nós confiamos muito e acreditamos que fará um excelente trabalho frente à Adepol”.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, afirmou que ter uma mulher presidente representando a ADEPOL é fundamental para o Brasil e para o Mato Grosso do Sul. Segundo o secretário, MS reúne em seus delegados as melhores competências, a melhor probidade, a melhor retidão.

De acordo com José Carlos Barbosa, o estado lidera o ranking de elucidação de crimes, e os números são expressivos em todos os aspectos, que coloca Mato Grosso do Sul em terceiro lugar como o estado mais seguro para se viver. “Todos esses resultados se devem ao trabalho dos nossos delegados. É uma alegria muito grande participar desse momento histórico. Tenho certeza de que essa diretoria fará história, não apenas pelo fato de ter a primeira mulher presidente, mas pela competência, pelo dinamismo dos profissionais que a integram”.

Após os pronunciamentos, a presidente e os delegados integrantes da Diretoria Executiva da Adepol/MS assinaram seus respectivos termos de posse.

As primeiras delegadas a integrarem a Polícia Civil de MS

Para prestigiar e saudar a nova composição da diretoria da Adepol/MS, a delegada de polícia aposentada Zenóbia Pedrosa é uma das delegadas mais experientes de Mato Grosso do Sul, foi a primeira autoridade policial a conduzir os trabalhos na Delegacia da Mulher. A delegada falou da satisfação em ver, pela primeira vez na história, uma mulher à frente da associação que representa a classe. “Os delegados antecessores fizeram um importante trabalho, mas agora a Adepol está em mãos femininas e me orgulho da Regina, que foi minha escrivã quando atuei na Delegacia da Mulher. Também tenho imensa alegria em ver o trabalho desenvolvido pelas mulheres no âmbito da Polícia Civil.

A delegada Maria Rita do Nascimento, também uma das primeiras mulheres a ingressar no exercício policial destaca que durante os 33 anos de serviços prestados à Polícia Civil, pôde viver inúmeras experiências na carreira. “Por ter sido da primeira turma da unidade de polícia passei por todas as experiências que uma mulher policial poderia ter vivenciado na polícia. Acredito que sou uma vencedora, não só como mulher, mas como policial e delegada. A Dra Regina representa o que nós sempre almejamos na carreira, uma mulher representando todas as outras mulheres da Polícia Civil”.

A solenidade foi aberta pelo bluesman  Zé Pretim e, após o jantar da noite de comemoração todos puderam aproveitar, também, o som do DJ Illa e da “Banda de Ontem”, atrações convidadas para animar o evento com músicas de diferentes épocas.

As fotos da Cerimônia de Posse estão no Flickr da Adepol/MS.

Tomaram posse os seguintes delegados:

DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente Regina Márcia Rodrigues de Brito Mota
1º Vice-Presidente Márcio Rogério Faria Custódio
2º Vice-Presidente Lupérsio Degerone Lúcio
1º Secretário Paulo Sérgio de Souza Lauretto
2º Secretário Alexandra Maria Favaro
1º Tesoureiro Marcelo Renato R. de Lima Alonso
2º Tesoureiro Alexandre Amaral Evangelista
CONSELHO DELIBERATIVO
1º Membro Titular Edi Ederaldo de Almeida
2º Membro Titular Odorico Ribeiro de Mendonça e Mesquita
3º Membro Titular Maércio Alves Barbosa
1º Membro Suplente Gustavo Adolpho B. Ferraris
2º Membro Suplente Elton de Campos Galindo
3º Membro Suplente Maria de Fátima Rezende
CONSELHO FISCAL
1º Membro Titular Pedro Espíndola de Camargo
2º Membro Titular Rodrigo Vasconcelos Braga
3º Membro Titular Mikaill Alessandro Gouvea Faria
1º Membro Suplente Carlos César Constantino
2º Membro Suplente André Luiz Novelli Lopes
3º Membro Suplente Edilson dos Santos Silva
CONSELHO DE ÉTICA
1º Membro Titular Itamar Chamorro da Rocha
2º Membro Titular Geraldo Marim Barbosa
3º Membro Titular Anne Karine Sanches Trevisan
1º Membro Suplente Christian Duarte Molinedo
2º Membro Suplente Paulo Henrique Sá
3º Membro Suplente Nilson Fonseca Martins
DIRETORIAS
Diretor Administrativo:
João Reis Belo
Diretor de Comunicação:
Sidnei Alberto
Diretor de Patrimônio:
Luis Alberto Ojeda – Titular
Antônio Fernandes da Silva – Suplente
Diretor de Promoção Social:
Rôzeman Geise Rodrigues de Paula
Diretor de Esportes:
Reinaldo Martins Amaral Filho
Diretor Jurídico:
Roberto Gurgel de Oliveira Filho
Diretor dos Aposentados:
Antônio Carlos dos Santos
Marlúcia Alencar Sassaki
Diretor de Assessoria Parlamentar Política e Institucional:
Pedro Arlei Caravina
Diretor de Estudos Jurídicos e Aperfeiçoamento Institucional Eniton Pires Zalla – Titular
Bruno Henrique Urban – Suplente
Diretor de Defesa Institucional:
Gustavo de Oliveira Bueno Vieira
Diretor Cultural:
José Augusto da Silva
Diretor de Informática:
Edésio Rafael da Silva
Diretor de Planejamento e Estratégias:
João Eduardo Santana Davanço – Titular
Lucas Soares de Caires – Suplente
DIRETORIAS REGIONAIS
Três Lagoas:
Rogério Fernando Makert Faria
Coxim:
Arante Fagundes Filho
Jardim:
Alex Sandro Antônio
Ponta Porã:
Edson Luiz Lourenço
Dourados:
Sandro Márcio Pereira
Jeferson Rosa Dias
Fátima do Sul:
Wilson Litter
José Ricardo Rodrigues Mota
Corumbá: 
Pablo Gabriel Farias da Silva
Aquidauana:
Evandro Luiz Banheti Corredato
Nova Andradina: 
Ricardo Henrique Cavagna
Luiz Quirino Antunes
Naviraí:
Eduardo Lucena
Edson Luis Ruiz Ubeda
Paranaíba:
Lúcio Fátima da Silva Barros

Deixe uma resposta