Com o compromisso de trabalhar pelo reforço da segurança pública, Delegado Messias Furtado toma posse como Vereador de Ivinhema

0

O Delegado de Polícia aposentado, Dr Messias Furtado de Souza, 53 anos, assumiu nesta quarta-feira (26), o cargo de Vereador da cidade de Ivinhema.

Antes, o cargo era do então Vereador Valdir Kuhnen, mas após seu falecimento, a vaga foi ocupada por seu primeiro suplente, porém devido a um problema judicial que o impediu de continuar na gestão, o segundo suplente, Dr. Messias, foi convocado pelo presidente da Câmara Municipal de Ivinhema para assumir a posse definitiva da função.

Em entrevista, Dr Messias falou sobre o novo desafio na política e relembra sua trajetória na Polícia Civil.

De início, o Delegado conta como foi receber o comunicado de que assumiria o cargo de vereador da cidade. “Recebi a notícia com muita tranquilidade, pois, a partir do momento em que coloquei meu nome à disposição de meu partido para ser candidato a vereador e obtive nas eleições de 2016 um número de votos que me colocou na condição de suplente, já tinha consciência de que poderia ser chamado para cumprir com as responsabilidades com que me comprometi na condição de candidato a uma vaga na Câmara de Vereadores de Ivinhema, que foi a cidade que escolhi para viver aqui no Estado de Mato Grosso do Sul”, disse.

Sobre projetos para este mandato, o Delegado comenta que pretende conduzir seu trabalho totalmente voltado para o exercício da cidadania, colocando em primeiro lugar o interesse público, que em sua visão tem sido menosprezado pela classe política. Além disso, quer lutar para resgatar o respeito pela democracia, pelas instituições, e, sobretudo, pautar seus atos dentro dos princípios da transparência, moralidade, legalidade e impessoalidade.

Em sua atuação na política, Dr Messias afirma que quer contribuir para que a cidade de Ivinhema, na qual teve a oportunidade de exercer o cargo de Delegado Titular por mais de dez anos, possa ter melhoria na qualidade de vida da população, no que diz respeito à segurança, saúde, educação, moradia, infraestrutura, dentre outras demandas que possam trazer benefícios aos cidadãos Ivinhemenses.

Um dos grandes apelos da sociedade está relacionado à Segurança Pública. Este assunto fará parte da estratégia de trabalho do Vereador Dr Messias. “Como delegado de Polícia e Profissional de segurança pública, acredito que posso fazer toda a diferença no que diz respeito à segurança pública de minha cidade, pois conheço profundamente o município de Ivinhema, sei onde estão as principais demandas de segurança e quero trabalhar junto ao governo municipal para que o município participe mais ativamente das políticas de segurança pública da cidade”, afirma.

O Delegado indica que haverá participação ativa no Conselho Municipal de Segurança, e o desenvolvimento de parcerias com a Polícia Civil, Polícia Militar, Policia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros, solicitando a instalação de câmeras de segurança em locais críticos, elaborando campanhas de segurança no trânsito, cuidando da iluminação pública e até mesmo, se possível, propor a criação de uma Guarda Municipal.

Um Delegado na Câmara Municipal de Ivinhema
Para o Dr Messias, a oportunidade de ter um Delegado de Polícia como vereador é de fundamental importância para o município, já que ele poderá contar com sua vasta experiência, e com a sólida formação jurídica de um Delegado de Polícia na proposição de leis que atendam melhor a sua população, tanto no que diz respeito aos aspectos de segurança pública quanto às demandas de Assistência Social, que é uma das principais fontes geradoras de ocorrências em uma Delegacia de Polícia, que poderiam ser evitadas se o município tivesse uma prestação de assistência social mais adequada.

“Uma das minhas principais metas como representante do povo de minha cidade será trabalhar na conscientização de nossos governantes de que precisamos mudar o paradigma de segurança pública do nosso Estado, que infelizmente é voltado para atender às demandas dos grandes centros em detrimento da segurança da nossa gente”, desabafa Dr Messias.

O Delegado conta que em todas as cidades em que trabalhou, sempre procurou dar uma importância especial para os problemas locais de segurança pública, ou seja, aqueles que afetam diretamente a população da cidade. “Sou defensor da ideia de que nós temos que canalizar as energias do nosso sistema de segurança pública para a segurança doméstica, local e não para proteger os interesses dos grandes centros”, disse.

Dr Messias Furtado avalia que ao longo dos 17 anos em que trabalhou como Delegado de Polícia no Estado, toda política de segurança pública esteve voltada para as atividades de fronteira, combate de contrabando tráfico de drogas e de armas em flagrante. Para ele deveria existir um equilíbrio no direcionamento dos trabalhos relacionados ao âmbito da segurança das cidades.

O Delegado reforça que é importante ‘cortar o mal pela raiz’, ampliando o policiamento ostensivo nos bairros, para que se possa realizar um trabalho preventivo eficaz, e assim evitar o consumo de drogas pelos adolescentes e jovens.

“Não precisa ser especialista em segurança pública para saber que a prática atual está totalmente inadequada, a meu ver. E que também está causando problemas graves para a segurança pública de nosso Estado, como a superlotação de presídios de cuja população carcerária é na sua maioria de outros estados da federação e nós temos que cuidar, em prejuízo do nosso povo que carece de uma segurança pública de melhor qualidade e que o Estado tem o dever e a obrigação de atender essa demanda”, argumenta Dr Messias.

A trajetória na Polícia Civil
O Dr. Messias Furtado ingressou no serviço público no ano de 1985 como Inspetor de Alunos na cidade de Iepê/SP onde nasceu e cresceu na zona rural.

Em 1990, ingressou na Academia de Polícia de São Paulo após ter sido aprovado no concurso de Investigador de Polícia Civil. Foi lotado na sua própria cidade natal.

Em 1998, após concluir a Faculdade de Direito em Presidente Prudente/SP, foi aprovado no concurso de Agente da Polícia Federal e cursou a Academia Nacional da Polícia Federal em Brasília.

No ano de 1989, após ter sido aprovado no concurso de Delegado de Polícia do Estado de Mato Grosso do Sul, ingressou na Academia de Polícia Civil do MS e foi nomeado Delegado de Polícia no município de Ivinhema em 14/04/2000.

Em 2010 foi transferido para a cidade de Fátima do Sul onde exerceu os cargos de Delegado Adjunto e, posteriormente, Delegado Titular da Primeira Delegacia de Fátima do Sul, sendo que no ano de 2014 foi nomeado Delegado Chefe da Delegacia Regional de cidade.

Já em 2015, foi transferido para a cidade de Anaurilândia, onde se aposentou em maio do corrente ano.

Deixe uma resposta